GESTÃO DE RISCO EM TEMPOS DE COVID19

Atualizado: Mar 30

NBR ISO 9001:2015 - ITEM 6 PLANEJAMENTO



Vamos falar de Gestão de Risco?

A NBR ISO 9001, no seu item 6 – Planejamento, mais especificamente 6.1 aborda a necessidade de que ao planejar o seu sistema de gestão a organização deve considerar riscos e oportunidades.

Talvez este seja um dos melhores momentos para falarmos sobre esse item da norma. As empresas que possuem “cultura de alto padrão” são as que menos estão sofrendo neste momento crítico que estamos vivendo.

Antes vamos deixar claro o que significa uma empresa com “cultura de alto padrão”, são empresa que entenderam a verdadeira essência de um certificado de qualidade internacional. Quero dizer com isso que, são empresa que adotaram a NBR ISO 9001 como um sistema de gestão e não apenas como um certificado para exposição. Ou seja, elas realmente respiram qualidade! Entenderam que processos bem estruturados e que sejam seguidos fielmente fazem a diferença em tempos de crise.

Pensaram seu sistema de gestão de forma prática e realista. Descreveram seus processos pensando em Gestão de Risco e Oportunidade. Estas empresas não precisam quebrar a cabeça desesperadamente neste tempo de Covid-19 para encontrar uma solução para a continuidade de seus processos. Antes elas já pensaram... E SE ...?

Seja de forma negativa (risco) ou positiva (oportunidade), é necessário existir um plano B, um plano de contingência, aquele que será executado quando a rotina for afetada, quando processos precisam ser alterados de forma rápida e principalmente de forma eficaz.

É bem verdade que não é possível estarmos 100% preparados para TODAS as situações que possam vir a acontecer. No entanto, por exemplo, é possível prever situações que possam vir parar uma linha de produção (e o que fazer quando isto acontecer), ou ainda situações que possam exigir que (em menos de 24 horas) seja necessário dobrar a produção para atendimento de uma demanda extraordinária.

A verdade é que quando tudo isso passar, devemos repensar nossos processos, nossa forma de fazer gestão e usar realmente as ferramentas que já possuímos e não valorizamos.

Desenvolver e Implantar um Sistema de Gestão de Risco é algo que exige pensar, exige investimento de tempo, exige testes e ainda mais, exige que aqueles que fazem gestão entendam o real sentido de pensar ...E SE...?




22 visualizações
machado-contato-whatsapp.png