top of page

ISO 9001: 9 perguntas e respostas sobre o tema

Uma das principais perguntas que cerca os gestores de uma empresa sobre a ISO 9001 é: ela realmente pode trazer benefícios para os negócios?

O que podemos dizer é que sim, a implementação da Norma ISO 9001:2015 serve para determinar padronizações em processos de gestão das organizações. Ou seja, se houver um padrão, é porque todas as equipes envolvidas deverão segui-lo.

Assim, a rotina dentro dessa empresa poderá gerar mais produtividade, agilidade, eficiência, redução de retrabalhos e custos e, até mesmo, melhoria da imagem da instituição, por meio da entrega de produtos e qualidade.


De acordo com uma pesquisa produzida pela consultoria Falconi, dentre 100 empresas entrevistadas, cerca de 10% afirmaram ter uma estratégia planejada para os próximos três a cinco anos envolvendo a visão, missão, objetivos e desafios para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Mas, antes de mais nada, vamos relembrar quem ainda não leu o texto: o que é e como funciona a certificação da ISO 9001:2015 em empresas, e trazer o conceito novamente aqui, assim como, as principais perguntas e, em seguida suas respostas sobre a ISO 9001. Acompanhe!



Qual a definição da ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma internacional que vigora em diversos países do mundo, isto é, não é um privilégio do Brasil, dado que o mundo inteiro busca por essa padronização de processos, bem como, todas as demais vantagens geradas por ela.

Contudo, essa norma conta com uma versão brasileira, a ABNT NBR ISO 9001:2015.

De modo geral, a ISO 9001 e sua implementação fornecem melhorias contínuas em processos, que por consequência, refletem na qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Em resumo, todas as normas que envolvem a ISO 9001, ditam como a sua empresa deverá atuar para que todos os seus produtos e serviços atinjam o patamar máximo de qualidade e excelência. Assim, é inevitável a fidelização de clientes, já que estarão satisfeitos e divulgando a sua marca de forma orgânica e genuína.

Confira 9 perguntas e suas respectivas respostas sobre a ISO 9001

#1 Quais empresas podem contar com a certificação ISO 9001?

Não há distinção sobre quais empresas podem e quais não. Inclusive, empresas públicas e privadas, de grande ou até microempresas estão aptas a realizarem o processo de certificação.

Além disso, esse documento possui um peso enorme na hora de sair à frente da concorrência, pois ele prova que os seus produtos e serviços realmente atendem às necessidades do seu público-alvo.

#2 Posso ter apenas uma certificação?

Não! Essa norma pode ser aplicada juntamente com outras, por exemplo, as normas de saúde ocupacional ISO 45001 entre outras.

#3 Quais os benefícios conquistados ao contar com a ISO 9001?

À primeira vista, a expansão de mercado e a imagem positiva da empresa por parte dos clientes, fornecedores e colaboradores, é onde o resultado aparece quase que instantaneamente.

Veja algumas outras vantagens na lista abaixo:

· A organização interna se torna mais assertiva;

· Consumidores satisfeitos em 100% do tempo;

· Aumento da área de atuação no mercado;

· Alto rendimento no setor comercial.

#4 O que muda para o colaborador da empresa que conta com essa certificação?

Ao implementar essa norma, as empresas se apresentam aos colaboradores como preocupadas e preparadas para o futuro, principalmente no que diz respeito ao seu crescimento e, sobretudo, as instituições se mostram abertas a melhorias em todos os seus processos.

Agora, se a ideia for aprimorar todos os setores e etapas do negócio, todos os colaboradores ganham muito com essa certificação, especialmente qualidade de vida no âmbito profissional.

#5 Quanto custa?

Diante de tantas vantagens, é inevitável que haja investimentos, certo? Portanto, considere os seguintes gastos:

· Treinamento de Interpretação da Norma;

· Contrato de uma consultoria para a implementação;

· Realização de auditorias externas.

Vale lembrar que essa consultoria para implementação auxilia, e muito, a garantir que tudo esteja dentro dos padrões desejados no dia em que for realizada a auditoria externa.

#6 Preciso renovar a certificação ou é vitalícia?

Frequentemente surge essa dúvida, mas a verdade é que existe um prazo de validade de três anos.

Logo após esse período terminar, será necessário realizar uma nova auditoria interna, para que sejam avaliadas todas as melhorias e processos.

Em síntese, é neste momento que será analisado se o Sistema de Gestão da Qualidade está funcionando como deveria, isto é, dentro dos padrões previamente determinados. Em caso positivo, a nova certificação estará pronta para entrar em vigor por mais três anos.


#7 Qual a metodologia aplicada para a análise?

Não é regra, mas o mais comum é a metodologia ou Ciclo PDCA de gestão de processos.

Essa sigla significa:

· Planejar (definição de metas, estratégias e criação de um Plano de Ação);

· Desenvolver (tirar as estratégias do papel e colocá-las em ação);

· Checar (avaliar os resultados identificando falhas e refazendo o processo sempre que necessário);

· Agir (instaurar tudo isso nos processos de modo permanente).

#8 Qual a vantagem de contratar uma consultoria para auxiliar na obtenção do ISO 9001?

A implementação ISO requer um conhecimento profundo das normas, além de exigir um esforço em comum por parte de todos os colaboradores para que os processos organizacionais se mantenham conforme as normas.

Nesse sentido, tudo isso se torna bastante dificultoso para as organizações, principalmente por conta do dia a dia e tarefas. É neste momento que muitas delas buscam por uma consultoria do sistema de gestão para obter a certificação.

Em outras palavras, essa consultoria tem como foco fazer com que a implementação da ISO se torne menos complicada e mais ágil e eficiente.

#9 O que levar em consideração na hora de procurar por uma empresa de consultoria de gestão?

A Machado Consultores é uma empresa de auditoria, consultoria, treinamentos e especialista em ISO.

Estamos no mercado há mais de dez anos auxiliando empresas a gerirem com mais qualidade as suas operações.

Somos uma consultoria certificada pela NBR ISO 9001 e IQNET através do Órgão Certificado RINA BRASIL.

Nós atuamos por meio de treinamentos, consultorias e auditorias que visam adequar as empresas às normas, em especial a ISO 9001.

Se você está em busca desse serviço, visite o nosso site e saiba como podemos auxiliar a sua empresa a alcançar essa certificação tão importante quando falamos de gestão de qualidade.

Aproveite e nos siga em nossas redes sociais, por lá compartilhamos dicas, informações e novidades relacionadas a consultorias, auditorias, LGPD e treinamentos nesta área.

Até breve!



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page