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O que é Auditoria Interna da qualidade para certificação da ISO 9001?

A norma ISO 9001 determina requisitos para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) e maneiras de como a empresa deve ser administrada, buscando sempre identificar e atender as necessidades do público.

Para tanto, é essencial entender o que é a auditoria interna da qualidade para a certificação da ISO 9001, afinal, trata-se de um procedimento sistematizado e imparcial de avaliação dos processos, para somente após, obter a certificação.

A auditoria interna da qualidade atua como uma espécie de verificação completa de todos os processos da empresa, pois é preciso averiguar se ela cumpre os requisitos para contar com essa norma.

Todos esses critérios de avaliação utilizados por um Organismo Certificador, encontram-se na norma ABNT NBR ISO/IEC 17021.

Para entender um pouco mais, bem como, esclarecer dúvidas relacionadas a auditoria interna de qualidade, fique conosco neste texto e acompanhe!



O que é auditoria interna da qualidade?

À primeira vista, encontramos essa definição dentro da norma ISO 9001:

“A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre se o sistema de gestão da qualidade:

a) está conforme com:

– os requisitos da própria organização para o seu sistema de gestão da qualidade;

– os requisitos desta Norma;

b) está implementado e mantido eficazmente”.

Isso quer dizer que, a auditoria interna da qualidade tem o intuito de apresentar informações sobre o sistema de gestão de qualidade da empresa, adequando os processos para que a norma ISO 9001 possa ser implementada, assim como, recomendando melhorias contínuas nos processos.

De que maneira funciona a auditoria interna da qualidade?

Ao mesmo tempo em que ela deve acontecer, há intervalos programados para isso, que podem ser semestrais e anuais, desde que sigam as diretrizes da norma ISO 19011.


Ainda dentro da norma, encontramos registros de orientações relacionadas à gestão de programas de auditoria, a realização dessas auditorias internas ou externas, que podem ser tanto de sistemas de gestão da qualidade quanto de gestão ambiental.

Além disso, as orientações se estendem também à avaliação dos auditores.

Para compreendermos melhor, vamos visualizar as etapas básicas de uma auditoria interna da qualidade:

· definição de uma autoridade para conduzir o processo de auditoria interna;

· capacitação de uma equipe de auditores internos, que podem ser terceirizados;

· determinação de um programa de auditoria;

· a realização, de fato, da auditoria interna;

· criação de um relatório com todas as constatações ao longo do procedimento, assim como, resultado da auditoria.

É importante lembrar que durante essa realização, poderão haver algumas não conformidades, observações e oportunidades de melhorias que deverão ser descritas pelos auditores internos.

Assim, posteriormente à finalização desse processo, a empresa deverá definir estratégias que visem solucionar essas não conformidades apontadas no relatório final.

O que quer dizer não conformidade, observação e oportunidade de melhoria?

Assim como o próprio nome diz, ela é uma não conformidade, algo que deixou de ser cumprido 100% de acordo com o requisito do sistema de gestão de qualidade.

Com relação a observação, é apenas um apontamento a uma determinada vulnerabilidade em um processo. Todavia, é preciso atenção, visto que, essa observação poderá vir a se transformar em uma não conformidade, caso não seja revisada.

Enquanto a oportunidade de melhoria, traz a orientação de que alguns processos internos podem ser aprimorados a fim de garantir melhores resultados para a organização.

Conheça alguns princípios utilizados pelos gestores em SGQ

Como especialistas nesta área, reunimos aqui alguns dos princípios aplicados pelos nossos gestores em sistema de gestão da qualidade na hora de conduzir essa auditoria interna para a certificação. Veja:

· Começar entendendo quais são os processos e o contexto dessa organização em relação à norma ISO 9001, pois assim ficará mais claro e direto observar o que já é uma realidade sendo cumprida e o que ainda precisa melhorar.

Além do mais, dessa forma o auditor poderá levantar riscos existentes que podem prejudicar a implementação da certificação;

· Evitar o uso de modelos prontos de auditoria. É preciso entender que cada empresa é uma, com suas especificidades e características dos processos. Ou seja, crie o seu próprio formato conforme o contexto do qual a empresa está inserida;

· Estar atento a todos os detalhes, e quando dizemos todos, é porque quanto antes for detectada uma irregularidade, mais tempo para adequá-la a empresa terá;


· Desenvolver esse processo como algo que gere a sensação de melhoria dos processos, e não do contrário, causando receios e insegurança por parte dos colaboradores;

· Determinar um cronograma de metas a serem alcançadas, por exemplo, o que será avaliado, qual a duração dessa análise e qual a motivação?

· Priorizar, acima de tudo, a conformidade e imparcialidade, dado que, se faz necessário analisar os critérios com evidências e, em seguida, gerar constatações.

Por fim, ressaltamos que todos os problemas levantados na auditoria interna da qualidade, devem ser vistos como uma oportunidade de aprimorar algo, isto é, a sua empresa tendo chances de se tornar cada vez melhor.




Quem está apto a realizar essas auditorias?

Se você chegou até aqui, é natural que queira saber qual é essa pessoa que irá realizar tudo isso.

Segundo a norma ISO 9001, não há qualquer determinação sobre qualificação necessária para desempenhar o papel de auditor interno.

Porém, é evidente que esse profissional deverá ter algum treinamento relacionado a norma, ou até mesmo, umcurso de auditor interno.

Isso porque é fundamental que esse processo seja feito por pessoas capacitadas ou a sua certificação correrá riscos.

Nesse sentido, busque sempre por empresas reconhecidas no mercado e que transmitam confiança e profissionalismo.

A Machado Consultores é referência em auditoria interna da qualidade

Esse procedimento serve como base para a constatação da qualidade dos produtos e serviços, além de melhorias contínuas dos processos, de modo que haja um melhor preparo para a auditoria externa.

De tempos em tempos, as empresas precisarão passar por esse momento, principalmente as que buscam garantir excelência nas suas atividades, bem como, metas estabelecidas e cumpridas.

Agora, se você busca por agilidade, organização e centralização de informações durante a sua auditoria interna da qualidade, é hora de conversar com os nossos especialistas.

Até breve!

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