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Necessidade de Gestão da Qualidade para a área da Educação


Você já parou para contar ou fazer uma breve análise da quantidade de novas instituições de ensino que surgiram nos últimos anos?

Se ainda não, posso praticamente afirmar que pelo menos para a busca por um novo curso, uma graduação, pós graduação ou ainda, escola para filhos, sobrinhos ou outra criança que esteja sob sua responsabilidade você "já deu um Google"...

Falando a título de Brasil, aqui vão alguns dados básicos levantados das instituições no geral:

Ensino superior - 2.364 Instituições

Escolas de Ensino Médio - 28.933

Escolas de Ensino Fundamental - 178,4

Escolas de Ensino Pré Escolar - 179.533

Nestes números não estão citadas as escolas profissionalizantes, de inglês ou ainda outras.

Não dá para negar que algo está acontecendo. A busca por formação, conhecimento e aperfeiçoamento, explodiu nos últimos tempos. O brasileiro descobriu que a educação pode transformar sua vida e isso é excepcional!

No entanto, a área da educação deixou de ser vista de forma "romântica" como no passado e agora é uma forma de se obter lucro, bem como as grandes empresas.

Abrir uma "escola", oferecer "cursos on line" para formação de profissionais que até então ficavam ANOS dentro de uma sala de aula, tornou-se o objetivo de muitos.

Não há nada de errado com esta ambição, o que eu gostaria de frisar aqui é que, junto com esta variedade de instituições "brotando" todos os dias, foi identificado a necessidade de criar parâmetros de Qualidade para o ensino. Afinal a formação de cidadãos e futuros profissionais está em jogo.

Para aqueles que estão procurando uma escola, uma faculdade ou um curso específico, torna-se necessário uma avaliação minuciosa, não só da estrutura física, capacidade da plataforma de ensino, reconhecimento de diplomas e histórico escolar, tecnologias aplicadas mas também, da qualificação dos profissionais, dos princípios éticos que regem estas instituições, sua missão, sua visão e seus valores. Afinal a Educação continua sendo um dos principais meios de influência.

Os tempos atuais exigem uma análise muito mais profunda do que o valor em reais $$ que saltam aos olhos nos anúncios.

Caso a educação não fosse algo que preocupa neste tempo, não estaríamos acompanhando o ingresso das mesmas certificações de qualidade existentes para as empresas, agora para a área da educação; algo precisa mudar e padrões de qualidade precisam ser estabelecidos.

É uma prioridade as instituições se preocuparem com a satisfação de seus clientes, criar mecanismos para monitoramento de indicadores de desempenho, manter análise de gestão de riscos e tantos outros requisitos que envolvem uma prestação de serviço de qualidade.

Sendo assim em uma próxima necessidade, quando for escolher uma instituição de ensino, faça a análise do Preço X Qualidade, não negocie apenas o preço a ser pago, mas o ensino que vai receber, avalie os profissionais que estarão sendo responsáveis pela transmissão do conhecimento e capacitação dos alunos.

Sou a favor da Educação acessível para todos, mas é necessário que seja uma Educação de Qualidade!


Ariane Machado

Diretora na Machado Consultores / Formada em Processos Gerenciais / Pós Graduada MBA Gestão de Pessoas / Auditora Líder da Qualidade





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