top of page

O que é e como funciona a certificação da ISO 9001:2015 em empresas?

Antes de tudo, é preciso ter consciência de que definir o padrão de "qualidade" em empresas exige uma análise de diversos fatores. Desse modo, entender o que é e como funciona a certificação da ISO 9001:2015, principalmente em empresas, é de suma importância para atingir essa qualidade.


Ao adotar esses padrões, os benefícios vão muito além de uma gestão de qualidade, pois a maneira com que os clientes irão enxergar os seus serviços e negócios, será um reflexo de toda a excelência trabalhada por trás, conforme os órgãos nacionais e internacionais exigem.


Contudo, se a sua empresa está em busca dessa implementação de políticas de qualidade, uma das soluções é a certificação da ISO 9001:2015, já que ela é a responsável por criar um conjunto de processos que contemplam todos os requisitos a fim de proporcionar essa gestão mais eficiente.


Fique conosco neste texto e descubra algumas particularidades da ISO 9001:2015, bem como, benefícios, definição e como obter essa certificação. Acompanhe!


O que é a ISO 9001:2015?


Como dissemos anteriormente, a ISO 9001:2015 nada mais é do que um sistema de gestão que visa garantir a otimização de processos, de modo que haja uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos, assim como, uma produção mais desenvolta resultando em clientes mais satisfeitos.


A ferramenta utilizada para auxiliar nesse funcionamento é o Sistema de Gestão de Qualidade (SQG). Ele é um instrumento do qual o gestor irá facilmente identificar e, posteriormente, corrigir os processos que forem ineficientes dentro da empresa.


Além disso, o SQG também possui outro papel fundamental, que é o de registrar a cultura da organização, sendo que à medida com a qual o seu negócio cresce, esses padrões de qualidade irão se manter preservados de acordo com as instruções documentadas.


Qual a diferença entre a ISO 9001 e a Certificação ISO 9001:2015?


Em primeiro lugar, entenda que a certificação e a implementação são dois processos diferentes e em momentos distintos dentro do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Todavia, ambos prezam pelo mesmo resultado final: a obtenção da qualidade total.


É durante a implementação que acontece a mudança de toda a gestão de processo da organização, de modo que tudo isso se adeque aos padrões necessários para garantir o selo de certificação da ISO 9001:2015.


Logo após essa conclusão da implementação, a empresa deverá encontrar uma consultoria que realize essas auditorias, para somente a partir disso, e de toda a avaliação que irá verificar se todos os processos estão condizentes, é que a empresa terá o seu certificado ISO 9001:2015.


Em síntese, todas as etapas parecem longas e dificultosas, mas na realidade não são, já que exigem apenas que a empresa se comprometa com essas execuções na hora de implementar a ISO, afinal, com todos os processos devidamente estabelecidos e organizados, a sua certificação estará mais próxima de ser conquistada.


Por que a minha empresa deve obter a certificação ISO 9001:2015?


Primeiramente, todas as empresas deveriam passar por esse processo para a obtenção desse padrão de qualidade.


Agora, se você está pensando que a sua empresa, micro ou pequena, não tem a necessidade de obter esse selo, saiba que qualquer empresa, pública ou privada, pode conseguir essa certificação, independente do serviço ou produto que oferece.


De modo geral, as organizações que contém a ISO 9001:2015, estão aptas a oferecer aos seus clientes a segurança de que todos os serviços e produtos que forem concebidos por ali, atenderão às suas devidas necessidades, e, sobretudo, sigam um padrão de qualidade exigente.


O Brasil contabilizou 1.239 recuperações judiciais e falências em 2021, segundo os dados do relatório publicado pelo Serasa Experian.


Para ir na contramão desses números, a sua empresa precisa se diferenciar no mercado e sair à frente da concorrência com serviços que realmente atraiam e contentem o seu público, adote um sistema de gestão, será a melhor decisão estratégica que você terá pela sua empresa.



Conheça cinco dúvidas comuns sobre a ISO 9001:2015:


#1 Como funciona essa certificação para empresas com mais de uma unidade?


Se esse é o seu caso, saiba que você poderá ter esse selo em apenas uma das instituições, ou em todas, mas seguindo o processo de uma em uma até a obtenção final de todas as unidades.


#2 Há algum pré-requisito para efetuar essa implementação?


Sim!


A empresa precisa contar com um CNPJ ativo e formalizado, de modo que atenda a todas as legislações vigentes no seu ramo de atividade.


#3 A certificação ISO 9001:2015 possui validade?


Sim!


A validade é de 3 anos, sendo que anualmente há auditorias com a intenção de assegurar a plena execução do sistema de gestão.


#4 Qual o prazo para obter a certificação ISO 9001:2015?


Esse tempo é relativo, pois varia conforme o número de funcionários, comprometimento da gestão administrativa, envolvimento dos colaboradores, setor e porte da empresa.


Atualmente, costumamos mensurar esse período em uma média de 6 meses a 1 ano. Mas lembrando: é apenas uma estimativa.


#5 Quantas empresas são certificadas no Brasil?


De acordo com as últimas pesquisas da ISO, há atualmente cerca de 18.000 organizações brasileiras que estão certificadas na ABNT NBR ISO 9001 (o maior número de qualquer país na América Latina e região do Caribe).






A Machado Consultores conta com especialistas treinados na Certificação ISO 9001:2015


Nós trabalhamos para que a sua certificação não seja apenas um título a ser pregado na parede, mas sim, um sistema eficiente de gestão de processos com resultados expressivos em todos os setores da sua empresa.


Para isso, baseamos todos os nossos serviços em três pilares:


  • qualidade e transparência;

  • superação de expectativas e;

  • política de qualidade.


Assim, prestamos serviços de consultoria, auditoria e treinamentos em normas de referência Nacionais e Internacionais, como é o caso da ISO, com responsabilidade e comprometimento à você, nosso cliente.


Se você chegou até aqui e percebeu a importância e diferencial em contar com a ISO 9001:2015, então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas! Os nossos profissionais estão preparados para atendê-lo com aquilo que oferecemos de melhor: qualidade no atendimento.


Aproveite e nos acompanhe em nossas redes sociais para ficar por dentro de notícias e novidades deste setor.


Até breve!












29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page